O inconsciente é o objeto de estudo da psicanálise, que tem como principal função compreender e analisar o pensamento humano por meio de seus desejos mais íntimos, suas lembranças mais inquietantes e seus anseios mais profundos.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, afirma que o inconsciente é um campo complexo de interpretação e que precisamos entendê-lo como a “fonte de energia” de nossas ações e vontades, além de um método terapêutico auxiliar no tratamento de distúrbios mentais e crises de existência.

E com o avanço da tecnologia, a psicanálise está presente também no ambiente virtual, com sessões online realizadas por psicanalistas de todo o país.
Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre essa modalidade de atendimento e descubra se vale a pena vivenciá-la na busca pelo equilíbrio entre a razão e a emoção.

Como funciona?

A psicanálise online funciona de forma adaptada, de acordo com as possibilidades e preferências de cada paciente.
Primeiro, é necessário que o interessando preencha um formulário para que sejam agendadas as sessões e informe o motivo da consulta, o que possibilitará a análise prévia da situação e das possíveis orientações ao participante.
A comunicação entre o psicanalista e o paciente será por meio de softwares de mensagens audiovisuais, tais como o Skype, portanto, é necessário confirmar o funcionamento e a estabilidade dos programas e de seus recursos.
É indicado que o participante escolha um local isolado e silencioso para participar das sessões, que possuem tempo de duração estimado em 40 minutos ou conforme a avaliação pelo psicanalista. Além disso, o participante deve concentrar-se exclusivamente à sessão, deixando para depois as distrações das redes sociais e outras funcionalidades da internet.
Assim, o paciente pode expor seus questionamentos em um ambiente mais “íntimo”, já que para alguns esse tipo de consulta psíquica ainda é uma barreira, sendo vista com certo preconceito por grupos conservadores da nossa sociedade.
Resultados esperados

Com a psicanálise online espera-se que o participante tenha o primeiro contato com esse tipo de tratamento, que analisa a relação de conflito entre as emoções e os pensamentos visando a promoção da saúde mental e emocional através da autoavaliação.

Com a evolução das sessões online, é indicado que o participante realize encontros presenciais com um psicanalista para a plena aplicação de todas as propostas da psicanálise na interpretação das ações e produções imaginárias do inconsciente humano, sobretudo em casos de psicose e neurose.

Diferenca: psicanálise online e presencial

Pode-se dizer que há uma grande diferença entre as sessões presenciais e online de psicanálise, porém, a entrega do participante (ou seja, sua vontade de extrair as respostas de suas inquietações) será o grande “x da questão” neste caso.
Na psicanálise presencial, por exemplo, a proximidade física e o “olho no olho” permitem uma interpretação mais clara, por parte do psicanalista, da situação que lhe é apresentada pelo participante.
Por outro lado, na modalidade online o participante pode se sentir mais a vontade para falar de si e de seus dilemas, seja por estar em um ambiente que lhe confere segurança e conforto, ou mesmo pela comodidade proporcionada pela internet.

Vale a pena fazer psicanálise online?

Para quem nunca realizou uma sessão de psicanálise presencial, esta é uma ótima oportunidade de entender quais as aplicações deste tipo de tratamento na saúde mental e emocional humana.
É importante destacar que a consulta com um psicanalista não configura necessariamente um quadro clínico de doença mental ou de desequilíbrio emocional, pois o foco da psicanálise é o auxílio ao encontro da centralidade de cada indivíduo, de acordo com suas experiências de vida, seus sonhos e suas aspirações.

Portanto, se você se interessa pelo assunto e deseja mais informações a respeito da psicanálise online, entre em contato conosco e conheça a clínica online da Insight Psicanálise!