COMO A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL

travel-inspiration

Estudar Psicanálise Clínica também também promove autoconhecimento  para o aluno?

Sim, a maioria dos estudantes de psicanálise tem o privilégio de ter um progresso não só técnico como também pessoal.

A psicanálise promove melhoras nas relações interpessoais e na qualidade emocional do analista. Ou seja, formar-se como psicanalista Clínico não será favorável apenas aos clientes que buscam a clinica da psicanálise, mas ao próprio analista que terá benéficos duradouros.

Em suma, a formação psicanalítica não foi desenvolvida para trazer benefícios só para as pessoas que procuram ajuda na qualidade de vida emocional, mas traz também melhorias no contexto individual do analista.

A FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE…

A formação em psicanálise está disponível tanto em plataforma digital (internet) como também presencial.

A formação deve se apoiar numa estrutura que conta com o estudo teórico da teoria, a prática- a partir da supervisão, ou seja, estudos de casos- e a análise pessoal do analista.

Assim, a análise que será feita no profissional de psicanálise será necessário para que esse especialista consiga ver na prática como ocorre todo o processo, além de conseguir lidar com suas questões pessoais e seus sofrimentos emocionais.

Desta forma, com o conhecimento cada vez mais amplo da psicanalise, o futuro profissional terá como consequência um melhor crescimento em seu autoconhecimento e uma vida emocional mais estável.

Com isso, conseguirá também ter melhores resultados nos seus atendimentos dos seus pacientes no decorrer da sua tarefa como psicanalista, caso escolha esse campo de trabalho.

QUAIS ASPECTOS SERÃO BENÉFICOS AO ANALISTA ENQUANTO FORMANDO OU FORMADO NA CLÍNICA DA PSICANALISE?

Você ficou curioso em saber quais os motivos e benefícios que a formação psicanalítica traz?

Vejamos quais são eles agora…

AUTOCONHECIMENTO:

Caetano Veloso soube descrever bem o proposito do autoconhecimento na vida das pessoas: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Assim, descreveu sobre a importância de seguir uma análise, podendo ter um conhecimento cada vez maior de você mesmo, seu sofrimento, aflições, medos, angustias, limitações e frustações que se construíram durante toda sua vida.

E podendo cada vez mais tomar uma consciência de si, se tornando um melhor profissional para as pessoas que buscam ajuda de profissionais na área da saúde mental e queira conseguir compreender melhor sua composição enquanto sujeito.

Quando o individuo consegue conhecer a si mesmo, conseguirá, dessa forma, alcançar um maior controle sobre seus comportamentos e encarar a realidade, agindo com maior consciência e entendimento das suas ações.

Nos estudos psicanalíticos atingimos um grau de entendimento melhor de quem somos e do por que realizamos determinados comportamentos.

E, a partir dessa orientação, conseguimos nos mapear de formas mais consciente sobre nossos objetivos e desejos.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS:

A formação psicanalítica irá promover um melhor entendimento e mudança nas suas relações interpessoais.

Ou seja, compreender melhor o comportamento, emoções e sentimentos dos outros, fará com que você esteja apto a perceber não só a sua posição como ser, mas também a do outro.

Favorecendo a uma reconstrução do sujeito perante sua singularidade junto ao meio social, deixando-o mais preparado para relações familiares, afetivas e sociais, contribuindo para seu crescimento pessoal.

AGREGANDO PROFISSÕES:

O curso para a formação de um psicanalista não se enquadra só para aqueles que querem clinicar como um promotor da saúde mental.

Como assim…?

Muitas pessoas, de diversas áreas profissionais, buscam este curso a fim de enriquecer sua atividade no mercado de trabalho, melhorando seu desempenho tanto profissional como pessoal.

AUTOCONSCIÊNCIA:

Quando o individuo consegue uma melhor autoconsciência, conseguirá, dessa forma, alcançar um maior controle sobre seus comportamentos e encarar a realidade, tentando agir com maior consciência e entendimento das suas ações.

Nos estudos psicanalíticos atingimos um grau de entendimento melhor de quem somos e do por que realizamos determinados comportamentos.

E, a partir dessa orientação, conseguimos nos mapear de formas mais consciente sobre nossos objetivos e desejos.

Agora você ficou por dentro de como acontece o curso de formação psicanalítica e o que ela pode te proporciona?

A intenção é mostrar como a psicanálise pode abraçar todas as pessoas, das mais diversas áreas, e que o objetivo principal não é só para quem quer clinicar, mas também conseguir um desenvolvimento pessoal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest