Áreas de atuação de um psicanalista

c5d6f02d036bea35b37a

Voltada para o estudo do inconsciente humano, a psicanálise ganha cada vez mais espaço e atenção da sociedade pela abrangência de suas aplicações e por considerar as diversas interpretações da visão dos indivíduos sobre as questões internas e externas de existência.

Pode parecer algo complexo, porém, a psicanálise visa “simplificar” a vida por meio da observação, da reflexão e principalmente da fala, ou seja, da expressão dos pensamentos e das emoções de cada indivíduo.

Hoje, vamos entender melhor como é a atuação do profissional que se dedica à psicanálise e descobrir quais são as áreas e oportunidades no mercado de trabalho dedicadas à essa função.

Formação acadêmica

Antes de falarmos especificamente do mercado de trabalho para o psicanalista, é importante frisar que além de toda a formação teórica e prática na área, o profissional precisa realizar cursos de aperfeiçoamento e estar apto também para uma nova modalidade da psicanálise: as sessões online.

Portanto, a Insight Psicanálise investe em conteúdos que qualificam os profissionais de acordo com as exigências da área e também do mercado de trabalho, e o mais interessante é que os cursos são a distância e podem ser realizados por qualquer pessoa que preencha os requisítos de matrícula.

Para conhecer mais detalhes dos cursos oferecidos, clique aqui e aproveite os benefícios de estudar online com todo o apoio da Associação Brasileira de Psicologia Insight.

Mercado de trabalho

Atualmente, o piscanalista encontra oportunidades de trabalho em clínicas que oferecem tratamentos terapêuticos também nas áreas da psicologia e da psiquiatria.

Muitos optam pelo campo da pesquisa e passam a ministrar cursos, palestras e seminários em universidades e na internet sobre o assunto, sempre trabalhando o conteúdo teórico com a prática em seus postos de atendimento (já que boa parte dos profissionais da psicanálise trabalham de forma autônoma).

Outra novidade são as consultas realizadas no ambiente virtual, a chamada “psicanálise online”, que facilita bastante o contato da sociedade com esse tipo de tratamento que ainda é visto com certo preconceito quanto aos porquês e aplicações de suas técnicas em situações conflituosas que limitam os indivíduos ao medo, angústia, tristeza e ao sentimento de frustração.

Áreas de atuação

O psicanalista atua basicamente com três tipos de públicos: individual, grupos e instituições.

Nos atendimentos individuais, o foco estará na análise de visão de mundo da pessoa, que deverá ser estimulada ao relato de seus sentimentos, dúvidas e traumas.

Nos grupos, o psicanalista deverá trabalhar ideias e relacionar as experiências de cada indivíduo de maneira conciliada, tendo como foco o identificação de vontades intrínsecas e de desejos reprimidos pelos participantes das sessões.

Já nas instituições, o profissional da psicanálise seguirá um plano de atuação, uma vez que estará representando os serviços de uma empresa ou entidade de acordo com seus padrões e políticas.

Na aplicação de suas funções, o psicanalista analisará as experiências e as relações interpessoais do indivíduo para que seja possível indentificar seus desejos inconscientes ainda que ainda não foram satisfeitos ou que estão “aprisionados” por algum medo ou insegurança decorrentes de sua trajetória de vida.

Depois de estudar todas essas questões, o psicanalista indicará o tipo de tratamento mais adequado em função de suas interpretações psíquicas e do comportamento que o indivíduo apresentou durante as sessões, que pode ser através de métodos terapêuticos ou a base de medicamentos.

E por fim, o psicanalista acompanhará a evolução do tratamento e constatará a saúde mental  e emocional do indivíduo analisado, algo extremamente importante para que a psicanálise, de fato, promova benefícios na vida das pessoas.

Viu como o trabalho do psicanalista envolve várias etapas, aplicações e técnicas que exigem preparado e capacitação?

Portanto, não deixe de acompanhar em nosso blog mais informações sobre este assunto e consulte os detalhes dos cursos oferecidos pela Insight Psicanálise se você quiser atuar profissionalmente na área!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta