6 fake news sobre psicanálise que precisam ser esclarecidas!

fake-news-headline-on-a-newspaper-PDTG7PC-1024x683

– A Psicanálise é só para Psicólogos?

Não! Apesar de muitos psicólogos gostarem da ideia de se especializar nos temas da psicanálise, e possuírem certa facilidade por conta da profissão que já exercem, a psicanálise é um estudo totalmente aberto para todos que quiserem buscá-la, sejam profissionais conceituados, ou jovens em formação de carreira! Qualquer um pode aprender, basta dedicação!

– A Psicanálise é muito cara!

Infelizmente no Brasil, hoje, temos uma noção errada do preço de serviços e consultas. Um bom exemplo sobre isso, é o de um pintor: uma pessoa compra um apartamento de 1 milhão de reais, e quer contratar um pintor, que cobra 3.500 reais para fazer o serviço, e isso parece um absurdo! Da mesma forma, a consulta psicanalítica envolve anos de estudo e preparo para ajudar você a ter uma vida leve e livre de problemas emocionais! Por isso, pense que o valor está sendo investido, não gasto!

– O Psicanalista não pode ser visto fora do Consultório!

Muitas pessoas tem a ideia de que o profissional é apenas psicanalista, e não uma pessoa normal. Por isso, acreditam que, por se abrirem para ele na consulta, encontrar o mesmo na rua seria algo horrível! Mas a verdade é que faz parte da competência do psicanalista, entender que a abordagem clínica fica dentro do consultório, e caso você encontre ele em outro lugar, podem ter uma interação social completamente tranquila, pois aquela não é uma abordagem analítica!

– O Psicanalista não pode ter religião

Da mesma forma que a anterior, esse pensamento é antigo e errado! Psicanalistas são pessoas como todos as outras, e podem possuir suas crenças e religiões. Durante as consultas, sempre serão profissionais e respeitarão qualquer que seja a crença do paciente, pois no momento da análise, estão trabalhando e buscando as melhores formas de ajudar o indivíduo! Porém, fora do consultório, muitos possuem suas próprias crenças, e não há nada de errado nisso!

– A Psicanálise está ultrapassada

Essa é com certeza uma das piores Fake News espalhadas por aí. Por conta dos métodos psicanalíticos terem sido criados há pouco mais de um século, muitos acreditam que hoje em dia, eles são ultrapassados. Porém, o que não falam, é das diversas atualizações e novos estudos realizados durante os anos! A Psicanálise é uma ciência que se expande e se reinventa sempre, passando por desafios e obstáculos, e encontrando os melhores meios para ajudar as pessoas, que é o maior foco!

– A Psicanálise nasceu para uma classe elitizada e não Popular

Por conta da realidade de Freud, quando criou os estudos psicanalíticos, a psicanálise ficou atrelada em seu início a pessoas acadêmicas, que possuíam grandes formações e tudo mais. Porém, esse conceito caiu por terra a muito tempo, e hoje a psicanálise é algo amplo e abrangente para todas as pessoas, de todas as realidades! Não importa qual seja seu nível d estudo do assunto, você é bem vindo na Insight para entrar neste mundo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest