3 Passos Importantes para melhorar a autoestima

autoestima

autoestima é um dos principais alicerces do desenvolvimento pessoal e emocional. Ela se converte em valor ao SER, de acordo com as experiências vividas pela pessoa e a forma como as absorve de forma positiva ou negativa, tanto coisas boas como ruins. A vida é cheia de percalços e não nos faltam oportunidades de crescimento, principalmente, quando nos deparamos, em cada esquina, com as desilusões que, afinal, nós mesmos acabamos criando expectativas.

Quando a autoestima é baixa, o sujeito se torna inseguro, sente-se limitado, facilmente pode desistir de seus objetivos ou fracassar, não importando a dificuldade da ação em questão. 

Porisso  é importante fazer uma   autoanálise periódica, e observar a classificação de sua autoestima, pois assim fica mais fácil desfrutar de uma vida mais saudável e gratificante.

Para te auxiliar na busca desse objetivo, a seguir você poderá conferir 3 passos essenciais para aumentar sua autoestima. Vamos lá!

Conheça 3 Passos Importantes para melhorar a sua autoestima

1 º Passo – Avalie sua autoestima

A baixa autoestima é caracterizada por  recorrentes pensamentos negativos sobre si mesmo, podendo ter foco em um ponto específico ou várias questões que circulam a sua vida. Pesquisar e reconhecer o seu nível atual de autoestima é fundamental para um diagnóstico. Quando os pensamentos diante suas realizações forem reconfortantes, é sinal de que a pessoa possui uma autoestima alta.

2º Passo – Valorize as suas conquistas

Ressalte os pontos positivos e seja grato por eles. A lembrança de momentos de felicidade e conquista estimulam a autoestima pessoal e servem como meta para planos futuros. A autoestima é o resultado de um reconhecimento de capacidade própria, ainda mais quando um objetivo foi conquistado com muito esforço.

3º Passo – Eleve sua autoconfiança

Seja confiante e  coerente com seus pensamentos e sentimentos. Sempre haja naturalmente, de acordo com sua percepção sobre o  seu SER. Sua voz interior é a sua melhor conselheira. Pode confiar.

Com a ajuda desses passos e com muito esforço, o sujeito de baixo autoestima é capaz de contornar o seu quadro e desfrutar de uma vida melhor.

O Curso de Formação em Psicanálise Clínica da Insight Psicanálise pode ajudar você a conhecer melhor a si mesmo, a  sua mente e os seus  comportamentos, além de ser um diferencial de carreira e um fator para compreensão da relações humanas.

Rosemeire Valéria de Araujo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *