Resposta: Qualquer Pessoa que tenha desejo.
A Psicanálise não é Exclusiva de Médicos, Psicólogos ou profissionais da área da Saúde
A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. A psicanálise não é caracterizada como um exercício de medicina. uma forma alternativa de dar conta do sofrimento psíquico e de entender o funcionamento mental como um todo.
Veja o que disse Freud:
“Alguns dos meus melhores discípulos são leigos.” (Sigmund Freud)
Veja o que diz o Conselho Federal de Medicina :
“A atividade psicanalítica é independente de cursos regulares acadêmicos, sendo os seus profissionais formados pelas sociedades psicanalíticas e analistas didatas”;
“Não sendo a psicanálise reconhecida como especialidade médica e não utilizando a sua prática atos médicos são cabíveis a sua caracterização como exercício da medicina e, tampouco, pode o médico intitular-se médico psicanalista”.
Veja o que diz o Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo também apontando sobre a relação da psicanálise com a psicologia:
“A Psicanálise é uma modalidade de atendimento terapêutico, que é exercida por profissionais psicólogos, psiquiatras e outros que recebem formação específica das Sociedades de Psicanálise ou cursos de especialização neste sentido”;
“Como atividade autônoma não é profissão regulamentada. O Conselho Regional de Psicologia tem competência para fiscalizar o exercício profissional do psicólogo, incluindo-se no caso a prática da psicanálise. Se o profissional que se diz psicanalista não é psicólogo registrado no CRP-SP não temos competência para exercer a fiscalização”.
Veja o parecer CREMERJ N84/00
O parecer CREMERJ Nº 84/00 aponta que a psicanálise é uma atividade assistencial, não sendo privativa de uma profissão em específico. Quando exercida, deve seguir as orientações apontadas pelas instituições responsáveis pela formação. Além disso, nele é recomendado que a psicanálise não deve ser regulamentada pelo poder público. Assim, cabe às sociedades e associações definam seus critérios e códigos adequadas para seu exercício.
Quem pode exercer a Profissão de Psicanalista?
Por ser considerada uma ocupação, e não profissão, a psicanálise pode ser exercida por qualquer pessoa .. Assim, não é obrigatório ter formação em medicina ou psicologia, embora seja comum que profissionais dessas áreas complementam seus estudos com o método psicanalítico.
LEGALIDADE DA PROFISSÃO PSICANALÍTICA
O profissional Psicanalista é aquele que trabalha em consultório, clínicas, escolas e outros, seguindo a formação chamada tripé que é a formação teórica, a análise pessoal e o atendimento supervisionado. Os Psicanalistas no Brasil são formados através de CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, e são enquadrados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTÉRIO DO TRABALHO, Portaria número 397/MTE de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do PSICANALISTA em todo o Território Nacional.