Qual o perfil do internauta no Brasil?

empreendedor

O Brasil é quase digital. Nós somos o quinto país com mais pessoas conectadas à internet no mundo, perdendo somente para a China, os Estados Unidos, a Índia e o Japão.

Essa afirmação, mostra que a internet brasileira tem comportamento e personalidade própria, em comparação aos outros países. Os dados da pesquisa são do IBGE, disponibilizados no final de 2016.

Os dados são do Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

95,4 milhões conectados

Atualmente, 95,4 milhões de brasileiros estão online, afirmou a pesquisa. A internet está disponível em mais de 54,9% das residências brasileiras, no total de 36,8 milhões de casas.

Em comparação a última pesquisa, em 2013, a internet estava disponível em 48% das casas brasileiras. Houve um salto devido à mudança da forma de pesquisa, pois antes eram considerados somente os computadores desktop.

Nessa nova pesquisa, foram adicionados equipamentos, como: tablets, smartphones, TV com internet e outros equipamentos de acesso online. Entre 2013 e 2014, houve um aumento de 155,6%, de pessoas que usam outros equipamentos para acessar a internet.

A região sudeste é a região mais conectada entre as regiões brasileiras, com 49% da população. Depois vem o Nordeste, com 22% e em seguida as regiões Sul, com 14%. E as regiões Centro-Oeste com 8% e a região Norte com 7%.

Amapá é o estado que mais utiliza os smartphones para acessar a internet. A quantidade de cidades que oferecem WIFI gratuito aos seus habitantes chegou a 26% do total das cidades que recebem a internet.

Atualmente, 47% dos usuários utilizam somente o smartphone para acessar a internet, esse aparelho está presente em 54% das pessoas da classe C.

A maioria das pessoas que estão online são mulheres

Nessa pesquisa foi afirmado que atualmente há mais mulheres acessando a internet que homens. São 53% de mulheres em comparação a 47% de homens conectados.

Ao contrário do que se imagina, a maioria das pessoas que acessam a internet são de classes populares.

Enquanto a classe A, que tem 2% da população, somente 4% navega na internet. A classe B tem 34% e na classe C tem 52% da população acessando a internet. As nas Classes D e E, têm a base de 21% da população conectada.

A população de faixa etária entre 35 e 54 anos, 34% estão conectados, enquanto em segundo lugar estão aqueles entre 25 a 34 anos, que conta com 32% da população, e, na sequência, os jovens de 16 a 24 anos, em 28%.  Os acima de 55 anos, 7% estão conectados.

Mais da metade de usuários têm o ensino médio, enquanto 29% têm o ensino superior e aqueles que concluíram o ensino fundamental, estão por volta de 20%.

Computadores X Smartphones

Com a queda da venda de computadores desktop, que em 2013, estavam presentes em 88,4% das casas entrevistadas, nessa última pesquisa caiu para 76,6% das residências conectadas via computador desktop.

Os smartphones se tornaram o nº1 em aparelhos utilizados para o acesso à internet. Hoje, em cada 5 casas uma tem a presença do smartphone com acesso à internet. E 11,5% dos lares usam somente os smartphones e os tablets para acessar a internet.

Atualmente, 94% da população online participa de pelo menos uma rede social. E o Facebook engloba 88% dos brasileiros conectados, e o Whats App está em segundo lugar, com 37% de usuários conectados.

Conclusão

Com esta pesquisa mostrou-se que o brasileiro está, cada vez mais, conectado à internet e que não há nenhuma barreira social ou educacional que o impeça de ficar online.

Mas o fato da maioria utilizar a internet somente para ter acesso às redes sociais nos mostram que o brasileiro pouco explora o potencial da internet para outras finalidades, como: para negociações, comércio digital e educação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest