A autoestima é um dos principais alicerces para formação de nosso desenvolvimento pessoal e emocional. Ela se converte em valor ao corpo baseada nas experiências e nos sentimentos vividos pela pessoa, de forma positiva ou negativa.
Quando a autoestima é baixa, o sujeito se torna inseguro e se limitado, facilmente pode desistir ou fracassar, não importando a dificuldade da ação em questão.
É muito importante fazer uma autoavaliação diária, para definir a classificação de sua autoestima, pois assim fica muito mais fácil desfrutar de uma vida mais saudável e gratificante.
Para te auxiliar na busca desse objetivo, a seguir você poderá conferir 9 passos essenciais para aumentar sua autoestima. Vamos lá!
Conheça 3 Passos Importantes para melhorar a sua autoestima
1 º Passo – Avalie sua autoestima
A baixa autoestima é caracterizada por recorrentes pensamentos negativos sobre si mesmo, podendo ter foco em um ponto específico ou várias questões que circulam a sua vida. Pesquisar e reconhecer o seu nível atual de autoestima é fundamental para um diagnóstico. Quando os pensamentos diante suas realizações forem reconfortantes, é sinal de que a pessoa possui uma autoestima alta.
2º Passo – Valorize as suas conquistas
Ressalte os pontos positivos e seja grato por eles com. A lembrança de momentos de felicidade e conquista estimulam a autoestima pessoal e servem como meta para planos futuros. A autoestima é o resultado de um reconhecimento de capacidade própria, ainda mais quando um objetivo foi conquistado com muito esforço.
3º Passo – Eleve sua autoconfiança
Seja confiante e coerente com seus pensamentos e sentimentos. Sempre haja naturalmente, de acordo com sua percepção sobre o seu ser. Sua voz interior é a sua melhor conselheira. Pode confiar.
E com a ajuda desses passos e muito esforço, o sujeito de baixo autoestima é capaz de contornar o seu quadro e desfrutar de uma vida muito melhor.
A Psicanálise pode ajudar você a conhecer melhor a si mesmo, a sua mente e os seus comportamentos, além de ser um diferencial de carreira e um fator para compreensão da relações humanas.