A PSICANÁLISE É UMA VIA DE CURA PARA O SOFRIMENTO HUMANO

girl_996635_960_720_660_240120012226

Com certeza você  já viu pessoas  buscarem  alívio para o sofrimento humano através de uma  boa conversa com um amigo íntimo. Pois é verdade que falar alivia as dores emocionais, mesmo quando o ouvinte pode oferecer apenas  bons ouvidos . O que muita gente não sabe é que nestes casos, procurar profissionais da área de saúde mental pode fazer toda diferença para aliviar as suas dores, como por exemplo: um psicanalista.

Porém, além do fato de que muitas pessoas desconhecem que psicanalistas podem ajudar, também  há uma grande falta de psicanalistas  para atender a demanda da sociedade moderna. Até o presente momento,  procura é sempre maior do que a oferta de profissionais.

Geralmente, até que se encontre um bom psicanalista, há uma trajetória enorme percorrida pelas pessoas que precisam de ajuda, elas buscam muitas vezes em outras áreas ligadas a saúde mental, até que enfim  ele consiga finalmente encontrar a ajuda de um psicanalista.

DESCUBRA QUAIS SÃO OS CAMINHOS ALTERNATIVOS QUE AS PESSOAS BUSCAM ANTES DE CHEGAR ATÉ UM PSICANALISTA
A Dúvida: O que fazer perante um incômodo emocional?

Muitas vezes, as pessoas ficam perdidas com essa pergunta, o que as leva a recorrer a algumas pessoas, como nossos âmbito  familiar e amigos.

A partir daí, ouvimos frases como: “isso tudo que você pensa  é besteira”; “é coisa da sua cabeça”; “é só mudar um pouco a rotina”; “essas dores  são doenças de pessoas  ricas”…

Isto muito contribui para que  as pessoas que se encontram com problemas emocionais, cheguem a sentir-se culpadas, e  achem  que suas questões são irrelevantes,  e nunca  assim, nunca encontram uma saída para o  desconforto emocional.

Devido a dúvidas em geral, poucas pessoas chegam a procurar o psicanalista  para ajudar na recuperação de seu estado anormal, apesar de ser este o melhor método para lidar com suas dores.

A Procrastinação: Posso empurrar o problema com a barriga?

Alguns segmentos como de entretenimento tem o objetivo  distrair as pessoas  e  as deslocar de suas  demandas, com a proposta de trazer uma melhora  para aquele sofrimento apresentado.

Porém, tais técnicas funcionam  como mecanismos de fuga do sofrimento , e  ainda contribuem  para adiar o reconhecimento do seu problema psicológico.

Alternativas: Outras terapêuticas

Existem outras terapêuticas  alternativas  que visam proporcionar  conforto emocional, e também novas terapêuticas vem  surgindo a cada dia. É certo que não devemos desmerecer a eficácia desses meios alternativos, mas em alguns casos somente a psicanálise é a indicação, por trazer  uma possibilidade de cura emocional.

A PSICANALISE COMO A ALTERNATIVA MAIS EFICAZ PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL:

Apesar de tantas objeções, porque a psicanalise continua sendo a mais útil em alguns casos?

– A psicanalise traz consigo uma proposta que rompe barreiras entre aquilo que, até então, estava obscuro para todos nós.

– A psicanálise nos mostra que muito do nosso funcionamento, como as emoções e comportamentos, não estão apenas no plano da nossa consciência, mas sim no inconsciente.

Então, como funciona a mente humana para a psicanalise e como esta técnica pode nos  ajudar?

Muitos  dos nossos  processos psíquicos tem suas atividades no inconsciente.

Nossa singularidade mostra o quanto a demanda e  as questões são  individuais para cada sujeito, demostrando como todos os acontecimentos  podem afetar de maneira única nas nossas vidas.

De forma geral, nosso sofrimento psíquico geralmente tem origem na infância. A psicanalise surgiu na perspectiva de dar uma atenção não só da pessoa enquanto adulta, mas desde seu nascimento, se diferenciando das demais abordagens.

Todo o processo da terapia psicanalítica tem como principal objetivo conseguir acessar áreas, até então desconhecidas por nós, regiões que não temos um  acesso livre.

E é na superfície do inconsciente que iremos conseguir interpretar e organizar todas as informações das nossas vivências e experiências, a fim de identificar as origens das nossas frustrações, traumas, medos, angústias e inibições.

Todo esse trabalho é feito por psicanalistas a partir de um diálogo, sendo usados métodos como associação livre, interpretação dos sonhos, dos atos falhos e outros procedimentos, para realização desse método terapêutico.

É assim que percebemos o diferencial no caminho da psicanalise. Para muitos casos, os outros meios alternativos podem até mascarar a dor e  o sofrimento emocional,  mas resolvem apenas momentaneamente.

Enquanto que a psicanalise traz um alívio duradouro para nossas aflições, pois através do autoconhecimento aprendemos a lida  com  os nossos desajustes emocionais e comportamentais.

Com tudo isto que vimos,  se você pretende mais do que resolver as suas próprias dores através da psicanálise, se você pretende tornar-se um profissional de psicanálise, tornar-se um psicanalista, eu recomendo que você comece agora mesmo a estudar , e para isto o primeiro passo é matricular-se  no nosso curso de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA, 100% online.  A psicanálise certamente contribuirá muito, tanto para o seu auto conhecimento, quanto para a sua atuação na clínica psicanalítica, não  importando qual seja hoje  a sua área de formação profissional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest