Com certeza você já viu pessoas buscarem alívio para o sofrimento humano através de uma boa conversa com um amigo íntimo. Pois é verdade que falar alivia as dores emocionais, mesmo quando o ouvinte pode oferecer apenas bons ouvidos . O que muita gente não sabe é que nestes casos, procurar profissionais da área de saúde mental pode fazer toda diferença para aliviar as suas dores, como por exemplo: um psicanalista.
Porém, além do fato de que muitas pessoas desconhecem que psicanalistas podem ajudar, também há uma grande falta de psicanalistas para atender a demanda da sociedade moderna. Até o presente momento, procura é sempre maior do que a oferta de profissionais.
Geralmente, até que se encontre um bom psicanalista, há uma trajetória enorme percorrida pelas pessoas que precisam de ajuda, elas buscam muitas vezes em outras áreas ligadas a saúde mental, até que enfim ele consiga finalmente encontrar a ajuda de um psicanalista.
DESCUBRA QUAIS SÃO OS CAMINHOS ALTERNATIVOS QUE AS PESSOAS BUSCAM ANTES DE CHEGAR ATÉ UM PSICANALISTA
A Dúvida: O que fazer perante um incômodo emocional?
Muitas vezes, as pessoas ficam perdidas com essa pergunta, o que as leva a recorrer a algumas pessoas, como nossos âmbito familiar e amigos.
A partir daí, ouvimos frases como: “isso tudo que você pensa é besteira”; “é coisa da sua cabeça”; “é só mudar um pouco a rotina”; “essas dores são doenças de pessoas ricas”…
Isto muito contribui para que as pessoas que se encontram com problemas emocionais, cheguem a sentir-se culpadas, e achem que suas questões são irrelevantes, e nunca assim, nunca encontram uma saída para o desconforto emocional.
Devido a dúvidas em geral, poucas pessoas chegam a procurar o psicanalista para ajudar na recuperação de seu estado anormal, apesar de ser este o melhor método para lidar com suas dores.
A Procrastinação: Posso empurrar o problema com a barriga?
Alguns segmentos como de entretenimento tem o objetivo distrair as pessoas e as deslocar de suas demandas, com a proposta de trazer uma melhora para aquele sofrimento apresentado.
Porém, tais técnicas funcionam como mecanismos de fuga do sofrimento , e ainda contribuem para adiar o reconhecimento do seu problema psicológico.
Alternativas: Outras terapêuticas
Existem outras terapêuticas alternativas que visam proporcionar conforto emocional, e também novas terapêuticas vem surgindo a cada dia. É certo que não devemos desmerecer a eficácia desses meios alternativos, mas em alguns casos somente a psicanálise é a indicação, por trazer uma possibilidade de cura emocional.
A PSICANALISE COMO A ALTERNATIVA MAIS EFICAZ PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL:
Apesar de tantas objeções, porque a psicanalise continua sendo a mais útil em alguns casos?
– A psicanalise traz consigo uma proposta que rompe barreiras entre aquilo que, até então, estava obscuro para todos nós.
– A psicanálise nos mostra que muito do nosso funcionamento, como as emoções e comportamentos, não estão apenas no plano da nossa consciência, mas sim no inconsciente.
Então, como funciona a mente humana para a psicanalise e como esta técnica pode nos ajudar?
Muitos dos nossos processos psíquicos tem suas atividades no inconsciente.
Nossa singularidade mostra o quanto a demanda e as questões são individuais para cada sujeito, demostrando como todos os acontecimentos podem afetar de maneira única nas nossas vidas.
De forma geral, nosso sofrimento psíquico geralmente tem origem na infância. A psicanalise surgiu na perspectiva de dar uma atenção não só da pessoa enquanto adulta, mas desde seu nascimento, se diferenciando das demais abordagens.
Todo o processo da terapia psicanalítica tem como principal objetivo conseguir acessar áreas, até então desconhecidas por nós, regiões que não temos um acesso livre.
E é na superfície do inconsciente que iremos conseguir interpretar e organizar todas as informações das nossas vivências e experiências, a fim de identificar as origens das nossas frustrações, traumas, medos, angústias e inibições.
Todo esse trabalho é feito por psicanalistas a partir de um diálogo, sendo usados métodos como associação livre, interpretação dos sonhos, dos atos falhos e outros procedimentos, para realização desse método terapêutico.
É assim que percebemos o diferencial no caminho da psicanalise. Para muitos casos, os outros meios alternativos podem até mascarar a dor e o sofrimento emocional, mas resolvem apenas momentaneamente.
Enquanto que a psicanalise traz um alívio duradouro para nossas aflições, pois através do autoconhecimento aprendemos a lida com os nossos desajustes emocionais e comportamentais.
Com tudo isto que vimos, se você pretende mais do que resolver as suas próprias dores através da psicanálise, se você pretende tornar-se um profissional de psicanálise, tornar-se um psicanalista, eu recomendo que você comece agora mesmo a estudar , e para isto o primeiro passo é matricular-se no nosso curso de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA, 100% online. A psicanálise certamente contribuirá muito, tanto para o seu auto conhecimento, quanto para a sua atuação na clínica psicanalítica, não importando qual seja hoje a sua área de formação profissional.