3 Benefícios que a psicanálise pode proporcionar

profile21

A Psicanálise ajuda na Liderança e Gerenciamento

Cada vez mais pessoas que exercem cargos de liderança fazem um o Curso de Formação Psicanalítica da Insight Psicanálise. Nem todas as pessoas que se oferecem ou tentam se tornar líderes de um grupo são as que estão melhor capacitadas para exercer esse papel de liderança dentro do próprio grupo. E contar com o conhecimento psicanalítico amplia a visão do líder e proporciona o discernimento do tempo favorável para  cada ação, justamente por diminuir a ansiedade e proporciona maior  assertividade.

A Psicanálise ajuda a manter Relacionamentos Duradouros

Durante a primeira fase dos relacionamentos, onde existe a paixão, frequentemente que o julgamento crítico, o discernimento, e a racionalidade em relação ao parceiro (a)  ficam muito reduzidos. E devido a esta falta de clareza são criadas expectativas muito fora da realidade. Automaticamente a  projeção daquilo que se espera  é lançada sobre o parceiro (a), que ocasiona uma enorme frustração.

Abrir mão de expectativas e desapegar-se é muito importante para que ocorra a percepção e o alcance  da situação com maior clareza, sem as distorções criadas por nossos sentimentos e emoções.

Muitas pessoas que buscam estudar Psicanálise Clínica na Insight Psicanálise, querem inicialmente  aprender as técnicas terapêuticas para solução de  conflitos amorosos. O conhecimento terapêutico nesta área pode ajudar não só a própria pessoa mas aos outros também. É comum ocorrer às pessoas que iniciaram os estudos psicanalíticos em busca de ajuda pessoal,  de se perceberem também como psicanalistas  trilharem uma carreira de sucesso, O surgimento de um psicanalista de sucesso normalmente ocorre a partir da própria história em diante da psicanálise, justamente por ser  a análise pessoal  parte integrante do tripé psicanalítico proposto por Freud.

A psicanálise fornece a oportunidade de se “reinventar” profissionalmente ou “agregar” conhecimentos a outros campos de trabalho

Nem toda as pessoas são felizes profissionalmente com alguns de seus aspectos ou características do campo que exercem. A boa notícia é que a psicanálise pode desenvolver uma ponte para que cada pessoa se reinvente como profissional da Psicanálise, agregue seu conhecimento ao que já faz e ainda deixe para traz conceitos e pontos de vista descabidos.

Muitas pessoas  escolhem as suas profissões  apenas para  realizar o desejo dos pais, ou porque não tem condições financeiras para investir na formação desejada.
No campo da Psicanálise Clínica há uma recorrência, de pessoas que desistam do sonho de serem Psicanalistas Clínicos,  justamente  por acreditarem que para serem Psicanalistas  precisariam primeiramente fazer psicologia ou ser da área médica. Isto ocorre pela falta de informação,  pois os cursos de Psicanálise são enquadrados pelo Ministério da Educação como Cursos Livres e podem ser entendidos como cursos de Formação Profissional, porque o aluno passa por um processo de formação teórico e prático; e também por se tratar de um saber autônomo, nenhum curso de psicanálise é reconhecido pelo MEC. Mas somente as Associações de Psicanálise, como no caso a Insight

Psicanálise, pode formar novos psicanalistas. No entanto a profissão de psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Qualquer pessoa interessada em estudar Psicanálise Clínica pode conectar-se  consigo através do saber psicanalítico ou formar-se em uma nova profissão, independente  de ter conhecimentos anteriores. Qualquer pessoa pode se reinventar profissionalmente e tornar-se um Psicanalista Clínico ou agregar o conhecimento psicanalítico ao que já faz. Para isto, basta ter a coragem de olhar para si mesmo e ver que  é possível viver com mais equilíbrio pessoal e profissional.

[button link=”https://insight.org.br/formacao-em-psicanalise-clinica/” newwindow=”yes”] Clique aqui para conhecer o curso[/button]

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest