A vida cotidiana está cada vez mais dinâmica, e muitos serviços que eram encontrados apenas na modalidade presencial, hoje, podem ser encontrados na internet. Esse é o caso da Terapia Online.

Antes, era necessário reservar um horário e comparecer pessoalmente a um consultório, mas hoje é possível acionar um Psicanalista Online, disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Lembrando que, devido à correria do dia a dia e a busca de privacidade, mais pessoas buscam estes tipos de serviços online e, por isso, a demanda aumentou muito nestes últimos anos. Ou seja, não é mais necessário sair de casa para buscar a ajuda profissional ou a orientação de um psicanalista, pois este está, agora, a um clique de distância.

Os principais motivos para a busca da Terapia Online

A busca pela Terapia Online cresce a cada dia. Além de eliminar as barreiras da deslocação feita no trajeto até o
consultório físico do terapeuta, o que envolve tempo e dinheiro, a Terapia Online também é muito procurada por pessoas que buscam maior privacidade e não querem expor, para outrem, que estão utilizando esse serviço.
As principais queixas que levam as pessoas à busca da Terapia Online são: dificuldades em relacionamentos familiares ou afetivos, a orientação vocacional, quais os passos que devem ser seguidos na carreira profissional ou quando se decidem a mudar de profissão.
A Terapia Online também é atrativa às pessoas que acabaram de ter filhos ou que formalizaram um novo relacionamento.
Ela é também procurada por brasileiros que moram no exterior, e por pessoas que simplesmente a procuram para conversar com o terapeuta sobre seus medos e suas dúvidas, para terem resposta ou direcionamentos de como direcionar as suas vidas.

Quando no início

Em meados de 2005, as sessões de Terapia Online eram mediadas através de chats, anexados ao portal do terapeuta ou pelos aplicativos MSN ou ICQ. Mas, com o avanço tecnológico, novas ferramentas são utilizadas para a Terapia Online. Hoje, a forma mais usada para as consultas é o Skype.

Devido à mobilidade digital, os psicanalistas adotaram vários aplicativos que viabilizam a Terapia Online Individualizada, através dos smartphones e dos tablets. O aplicativo mais usado atualmente nesses dispositivos é o WhatsApp. Não somente por causa da facilidade de contato, mas porque a consulta pode ser realizada em qualquer lugar que receba o sinal de dados de forma razoável.

São disponibilizadas várias formas de pagamento, como: cartão de crédito, débito automático, depósito, transferência bancária, PayPal, PagSeguro, Bcash e o cartão de crédito pré-pago. Mas é importante procurar, previamente no site do psicanalista, as formas de pagamento disponíveis.

Cuidados necessários ao contratar um psicanalista online

Não realize consultas em ambientes com pouca segurança, por exemplo: Facebook e o Twitter, pois infelizmente esses ambientes são frequentemente atacados por hackers que podem disponibilizar suas conversas pessoais para o público em geral, sem ter a sua autorização.
Se o especialista informar que possivelmente você tenha algum distúrbio, que precisa ser tratado pessoalmente, então não ignore esse diagnóstico; simplesmente desconecte o acesso e procure um profissional que poderá atendê-lo pessoalmente, dando, assim, continuidade ao tratamento.