A área da pesquisa é muito interessante. Veja algumas práticas:

  • Pesquisar bibliografia
  • Desenvolver e associar novas técnicas
  • Definir metodologias de ação
  • Estabelecer parâmetros de pesquisa
  • Construir instrumentos de pesquisa
  • Padronizar testes
  • Compilar dados
  • Fazer leitura de dados
  • Integrar grupos de estudos de caso

ÁREAS DE ATIVIDADES

a) Avaliar comportamentos individual, grupal e institucional

b) Analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições

c) Orientar indivíduos, grupos e instituições

d) Acompanhar indivíduos grupos e instituições

e) Educar indivíduos, grupos e instituições

f) Desenvolver pesquisas experimental, teóricas e clínicas

g) Coordenar equipes e atividades de área e afins

h) Participar de atividades para consenso e divulgação profissional

i) Realizar tarefas administrativas

RECURSO DE TRABALHO

Caixa lúdica, testes, computador, questionários, inventários, material gráficos, escolas, softwares específicos, divã, material lúdico.

A) AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL

Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, ler processos e prontuários, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente, investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, analisar resultados de instrumentos de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres e laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, selecionar recursos humanos, desenvolve resultados (devolutiva), recrutar recursos humanos para instituições.

B) ANALISAR – TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting), oferecer suporte emocionar e tornar conscientes o inconsciente, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões e promover integração psíquica, promover desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna (insight), realizar trabalhos de estimulação psicomotora, psicológicas e neuropsicológica, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, reabilitar aspectos cognitivos, reabilitar aspectos psicomotores, reabilitar aspectos comportamentais, reabilitar aspectos corporais, facilitar grupos, dar alta.

C) ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propor alternativas de soluções de problemas, esclarecer as repercussões psicológicas decorrentes dos procedimentos médico-hospitalares, informar sobre desenvolvimento psíquico humano, dar orientação para mudança de comportamento, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar sobre vocações (orientação vocacional), orientar grupos profissionais, orientar sobre plano de carreira, orientar grupos específicos (pais, adolescentes etc.), orientar sobre programas de saúde pública, orientar as implementações de programas de prevenção na saúde pública, assessorar instituições, propor intervenções (encaminhamento).

D) ACOMPANHAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Acompanhar impactos de intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, acompanhar resultar de projetos, visitar instituições e equipamentos sociais, visitar domicílios, acompanhar visitas multidisciplinares, participar de audiências, acompanhar plantões técnicos, acompanhar plantões de visita do Tribunal de Justiça, acompanhar egressos de tratamento.

E) EDUCAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Estudar casos em grupo, apresentar estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e áreas afins, supervisionar estágios da área e áreas afins, realizar trabalhos para desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, formar psicanalistas, formas especialistas da área, treinar profissionais da área e afins, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manuais educativos, reeducar pessoas para inserção social e familiar, desenvolver processos de recrutamento e seleção, desenvolver cursos para profissionais de outras áreas, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, desenvolve projetos educativos, acompanhar resultados de cursos, treinamentos.

F) DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICAS E CLÍNICAS

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, investigar comportamento animal, definir problemas objetivos, pesquisar bibliografia, definir metodologias de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir instrumentos de pesquisa, padronizar testes, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar grupos de estudos de caso.

G) COORDENAR EQUIPES E ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS

Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas à equipe, trabalhar dinâmica da equipe, monitorar atividades de equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, identificar recursos da comunidade, avaliar propostas e projetos, avaliar a execução das ações.

H) PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios; participar de reuniões científicas (Congressos, etc.), Publicar artigos, ensaios, livros científicos, participar de comissões técnicas, CONSELHOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, participar de entidades de classe, participar de eventos junto aos maios de comunicação, divulgar práticas do psicólogo e psicanalista, fornecer subsídios e estratégias e políticas organizacionais, fornecer subsídios à formulação de políticas públicas, fornecer subsídios à elaboração de legislação, buscar parcerias.

I) REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS

Redigir pareceres, redigir relatórios, agendar atendimentos, convocar pessoas).

J) DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Manter sigilo, cultivar a ética, demonstrar ciência sobre código de ética profissional, demonstrar ciência sobre a legislação pertinente, trabalhar em equipe, manter imparcialidade e neutralidade, demonstrar bom sendo, respeitar os limites de atuação, ser psico-analisado, ser psico-terapeutizado, demonstrar continência (acolhedor), demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, ouvir ativamente (saber ouvir), manter-se atualizado, contornar situações adversas, respeitar valores e crenças dos clientes, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade de questionar, amar a verdade, manter o setting analítico, demonstrar autonomia de pensamento, demonstrar espírito crítico, respeitar os limites do cliente, tomar decisões em situações de pressão.