• Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (Setting)
  • Oferecer suporte emocional
  • Tornar consciente o inconsciente
  • Propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta
  • Interpretar conflitos e questões
  • Elucidar conflitos e questões
  • Promover integração psíquica
  • Promover desenvolvimento das relações interpessoais
  • Promover desenvolvimento da percepção interna (Insight)

 

A PSICANÁLISE NO DECORRER DO SÉCULO XXI:

Com o passar do tempo, a sociedade vai se moldando conforme as novas gerações, novos pensamentos, novos direcionamentos, novas demandas, novas questões…

São milhares de transformações que ocorrem ao longo da história, trazendo mudanças para todas as pessoas que vivem em um determinado tempo. E assim, vemos que não acontece diferente com a área da saúde mental dos sujeitos. Quando a psicanalise foi descoberta, a mais ou menos 100 anos atrás, as dúvidas e necessidades do individual e coletivo eram outras. Hoje, nos vemos com muitas outras carências, além dos quadros clínicos complexos que foram apresentados anos atrás.

Então, quais foram essas mudanças e como a psicanálise ainda continua sendo tão competente na melhora do sofrimento emocional dos indivíduos?

PARA O QUE EXATAMENTE A PSICANÁLISE VEM SE PREPARANDO A PARTIR DA ATUALIDADE?

Você já percebeu como os laços e vínculos estão mudando na atualidade?

Pois é… Os vínculos afetivos não condizem com as relações estabelecidas antigamente. E esse fato consegue dizer muito sobre a constituição enquanto sujeito sócio-histórico-cultural.Para um melhor entendimento, sabemos que na psicanálise a castração seria simbolizada pela figura paterna, certo?

E que essa figura paterna seria a autoridade e a força de orientação que você aprenderia a seguir. Com o século XXI, a sociedade foi se moldando a tirar esse certo poder que a imagem paternal possuía, e a colocou, deslocou para o coletivo. Além disso, a hierarquia deixou de ter sua validade, as pessoas criaram estratégias para hierarquizar a partir de suas experiências, podendo potencializar suas características individuais, mostrando as diferenças. Por isso se diz que os sujeitos procuram a psicanálise não apenas para desvendar conflitos do seu passado, mas para fazer uma invenção do futuro.Isso por estarmos no mundo repleto de possibilidades e escolhas. As opções são tantas ao ponto nos deixar perdidos e angustiados. Temendo as demais consequências a partir de escolhas A, B ou C, por não existir uma direção, modelo como exemplo de orientação.

Agora se utiliza de um diálogo já preparado, montado que visa algum objetivo já articulado. Um grande exemplo disso são as redes sociais, que estão repletas de conversas e textos, de certa forma, já preparados. Portanto, estamos em uma transição totalmente perceptível, não só pelo externo, visto a olho nu, como também por notar a vasta demanda de pessoas com sofrimento interno/emocional. E é justamente ai que a psicanálise lidera como melhor maneira de recuperar e reestabelecer uma saúde mental mais estável para as pessoas.