Desenvolvendo sua Inteligência Emocional

pexels-andrea-piacquadio-3812718

Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia. O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Ou seja a inteligência emocional é quando conseguimos identificar e entender melhor nossas emoções e saber controla-las com mais facilidade.

Qual a importância em desenvolver a inteligência emocional?

A inteligencia emocional e importante, pois quem não possui uma boa inteligência emocional tem muito mais dificuldade para lidar com os problemas do que pessoas que tem uma boa inteligência emocional.

O autoconhecimento proporciona ao indivíduo o desenvolvimento da inteligência emocional, e a compreensão de si mesmo e assim obter o controle de suas emoções geradas a partir de seus relacionamentos interpessoais. Desta forma, a vida fica mais leve para quem desenvolve a inteligência emocional.

Quais são os Benefícios da inteligência emocional?

O maior beneficio que a inteligencia emocional pode nos proporcionar é a Realização Pessoal, pelo fato de que quando desenvolvemos a inteligência emocional, gozamos de paz interior, felicidade e empatia. É muito gratificante aprender a lidar com as próprias emoções e também nos relacionarmos com as outras pessoas.

Saiba como desenvolver a inteligência emocional:

1- Autoconhecimento:

Conhecer a si mesmo é um grande passo para desenvolver da inteligência emocional. Pois para que possamos melhorar nosso comportamento, nos preparar para viver situações boas e ruins.

Sempre que possível tire um tempo feche os olhos e observe os seus pensamento e entenda eles com calma. Observe como você age em determinadas situações.

2- Empatia.

Empatia é a capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela. Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar.

3- Saiba seus limites e quando é hora de parar.

Não adianta querer ir além do que se pode. Seu corpo não aguenta, seu coração não aguenta e muito menos sua alma. Se você se sentir sem energia, não force o que não pode ser, dê tempo ao tempo e a si mesmo.

Temos que saber a hora de mudarmos hábitos em nossa vida, pois a inteligencia emocional não está ligada somente ao nosso interior ela também está ligada ao que acontece ao nosso redor.

4- Trabalhe as emoções negativas.

Para que possamos alcançar a inteligencia emocional saber lidar com as negatividades da vida será muito importante.

Esteja preparado para frustrações e contrariedades. Um dos maiores sinais de inteligência emocional é como você reage a situações adversas

5- Não tenha medo de se expressar.

Guardar as emoções para si mesmo só mostra que você ainda não a superou, por isso se expresse e exponha oque está sentindo não tenha vergonha.

O dialogo é um ótimo caminho para entender as suas emoções e colocar para fora tudo oque está sentindo.

6- Lide com o estresse

É normal passar por situações estressantes. Quando estiver sob muito estresse ou com muita ansiedade, procure relaxar comece a meditar por exemplo, isso irá ajudar muito. Caso você não consiga controlar procure um psicanalista para te orientar, no portal Clickanalise. (https://clikcanalise.com.br) tem vários profissionais bem preparados para o atendimento online  e presencial.

O estresse também pode se manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Além disso, estresse também pode ser efeito colateral de alguma doença grave. Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.Prevenção: É importante tentar evitar o stress. Se isto não for possível é necessário interromper sua sequência mudando alguns de seus hábitos. Mude seu estilo de vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *